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História

1998-2003

A JB Cash&Carry iniciou a sua atividade em Agosto de 1998, dedicando-se ao comércio por grosso de artigos de papelaria. Sediada em Vila do Conde (polígono industrial), com uma área total de 1800m2, repartida por espaço de loja, armazém e escritórios. Um ano após a abertura, em 1999, a JB festejou o seu 1º aniversário com a campanha “Comprou…ganhou!”, uma iniciativa completamente inovadora no seu setor de atividade. Mediante o valor de compras de cada cliente eram-lhe atribuídos determinados prémios, sem existência de sorteio. Em 2002, e como resposta à sua crescente expansão, o espaço de loja aumentou de 500m2 para 900m2, permitindo um incremento significativo na oferta de gama, em consumíveis de papelaria e material didático. No mesmo ano, a JB disponibilizou a terceira caixa de saída (POS), de forma a evitar tempo de espera para os clientes.

 

2004 - 2006

Com seis anos a crescer no mercado da papelaria, 2004 foi o ano para a aposta numa nova área de negócio. A JB criou a sua área editorial, estabelecendo acordos com as Edições Gailivro. Os nossos clientes passaram a poder adquirir os manuais escolares e ainda os restantes títulos, nas mesmas condições comerciais apresentadas pela editora. Ainda em 2004, em colaboração com algumas marcas de produtos de belas artes e didáticos, a JB disponibiliza aos clientes uma ação de formação em produtos da gama. Em 2005, a JB dá a conhecer “Opiniões”. Com uma tiragem de dois mil exemplares, os clientes receberam em formato jornal as nossas opiniões em relação a algumas novidades no setor da papelaria. A quarta caixa de saída (POS) chegou também em 2005, garantindo ainda menos tempo de espera no período de faturação. Para facilitar a orientação no espaço de loja, a JB criou sinalética interior, categorizando os produtos por áreas de negócio, associando-as a cores diversas, de forma a simplificar a procura. Estávamos em 2006, ano em que o projeto “Teclar Sorrisos” ganhou forma. As crianças das “Aldeias S.O.S.” receberam sete computadores e o trabalho da instituição foi dado a conhecer junto dos parceiros de negócios da JB.

 

2007-2009

Em Janeiro de 2007, e face à crescente solicitação por parte dos nossos clientes, é criada uma área de 200m2 dedicada exclusivamente ao livro, disponibilizando novidades e fundo editorial. Abrindo caminho a uma nova forma de comunicar, e mantendo-se ao lado das necessidades do cliente surgiu a campanha “Sugestões para o Natal 2007”. O cliente profissional teve acesso a um catálogo de escrita com o respetivo preçário sem qualquer referência à JB, para que assim pudesse promover o produto junto do consumidor final, aumentando o seu potencial de venda. 2008 foi ano de expansão. A JB cresceu para 1000m2 de área de loja, passando a dispor de uma zona de armazém de 700m2 e de escritórios com 500m2. Durante esse ano, foi ainda construído um armazém de apoio, com 300m2, e cais de descarga. Privilegiando o conhecimento do produto como uma mais-valia no momento da escolha, a JB, em parceria com UHU, promoveu nesse ano mais uma ação de formação para cinquenta clientes. É na mesma linha de pensamento que, no ano seguinte, é promovida uma visita ao complexo industrial do grupo Portucel Soporcel, na Figueira da Foz, com almoço de confraternização da JB com cerca de trinta clientes.Em 2009, a oferta editorial aumenta significativamente, com a inclusão em stock de cerca de mil títulos do Plano Nacional de Leitura. Este foi também o ano em que a JB aumentou o número de edições de folhetos promocionais.

 

2010

Em Março de 2010, e face à necessidade de incrementar a oferta de livros, o espaço de loja é novamente ampliado em 600m2  (dividido por dois pisos), suportando exclusivamente esta área de negócio. Também a área de Gift e Embalagem cresceu em 2010: a JB fez uma forte aposta na comercialização de coleções escolares, das mais prestigiadas marcas, colocando para o efeito expositores personalizados por marca. No mesmo ano, e em parceria com a Fellowes, a JB promoveu uma ação de formação em produtos da marca, para cerca de sessenta clientes.

 

2011

Já em 2011, com uma equipa de vinte e duas pessoas, espaço de exposição de 1600m2, armazém de apoio com 900m2 e escritórios com área de 500m2, a JB Cash&Carry cria um novo Website, disponibilizando aos seus clientes a opção de realizar compras online. Marcando o passo no caminho da inovação, a JB criou a sua própria marca. Os primeiros artigos Pontus foram lançados em julho. Ainda durante o último mês de 2011, a oferta da marca foi alargada. Também em julho, a JB concretizou o projeto "Um livro por um sorriso". Foram entregues à Fundação Infância Feliz, em Cabo Verde, 39mil livros.  No Natal, foi a vez de quatro instituições de solidariedade social receberem a nossa colaboração, através do projeto "Ajude-nos a Ajudar!". A terminar o ano de 2011, o espaço de loja dedicado à exposição da nossa área editorial foi reformulado, trazendo uma nova organização ao espaço. Para assinalar a reformulação, foi realizada a 26 de novembro de  uma sessão de autógrafos com o escritor Valter Hugo Mãe.

 

2012

A garantia de qualidade e a melhoria contínua foram marco de 2012. A JB implementou o processo de Certificação da Qualidade cumprindo os requisitos especificados na norma NP EN ISO 9001:2008 sendo certificado pela  lQNet e AFNOR. Durante este processo, a JB aderiu ainda à Sociedade Ponto Verde (SPV), oficializando o compromisso pela reciclagem e valorização dos resíduos das embalagens que anualmente coloca no mercado. A JB estreou-se enquanto expositor na Papergift, o maior certame nacional dedicado ao setor, onde propôs uma nova abordagem, apresentando-se com uma imagem distinta e longe do convencional, convidando os profissionais da área a experienciarem uma nova forma de compra: online. Numa parceria com a Fellowes, Pentel e UHU Portugal, a JB organizou vários workshops / formações direcionados para os profissionais do setor da papelaria. O objetivo da ação foi contribuir para o Know-How dos retalhistas, complementando informação técnica para a utilização dos diversos artigos das três marcas. Integrada na sua política de responsabilidade social, a JB respondeu ao apelo da Associação “Afectos com Letras” e em outubro doou 2500 livros para integrarem o espólio da Biblioteca de Bissau e das pequenas Bibliotecas Escolares. No Natal, ofereceu 40 mil livros à Arquidiocese de braga, de forma a serem distribuídos pelos mais de 240 centros sociais e paroquiais da Diocese.
 

 

2013

No ano de comemoração do 15º aniversário, a JB criou um logotipo distintivo: “Desde 1998 - 100% Portuguesa”. Integrada na campanha de aniversário, a JB retomou a oferta de prémios no regresso às aulas e recupera o mote “Comprou, ganhou”. A oferta nas áreas de jogos e brinquedos e guloseimas foi significativamente incrementada, com a entrada de mais de 15 marcas em cardex. No contacto com o cliente, a JB marca novamente presença enquanto expositor na Papergift e em junho, numa parceria com a marca Primo, foi realizada uma ação de formação para dar a conhecer as potencialidades e aplicações dos produtos desta marca italiana. Ao longo do ano foram implementadas várias melhorias no serviço e-commerce, através da inclusão de novas funcionalidades para o portal, como por exemplo: Simulador de portes, estado de encomendas, contador de artigos, etc. O site teve uma nova roupagem, uma nova imagem, mais atual e dinâmica, quer na área pública quer na área reservada de cliente, tornando ainda mais fácil e intuitiva a sua utilização.

 

2014

Em 2014 a JB incrementou a sua aposta na presença online. Com uma alteração de imagem, com a introdução de novas funcionalidades, alteração do domínio e introdução do certificado de segurança, a criação de logotipo próprio, e a certificação pelo ACEPI a presença da JB na internet foi reforçada. Alterámos a imagem, mudámos o domínio, protegemos a informação dos clientes, mantemos o objetivo: alterando o presente, prevendo o futuro. Ainda no decorrer do primeiro semestre, foram introduzidos dois novos segmentos de negócio: informática e tecnologia e mobiliário de escritório. Foram ainda desenvolvidas várias as ações de responsabilidade social concretizadas a nível local, nacional e além-fronteiras. Em 2014 a Delegação da Cruz Vermelha do Porto e a associação Entrajuda, responsável pelo banco de bens doados, foram agraciadas com uma oferta de 180mil livros, que utilizando as suas redes de contactos, puderam distribuir pela comunidade. A segurança das instalações foi um dos pontos melhorados em 2014, com o incremento do sistema interno de videovigilância, distribuído pela totalidade do edifício e com a introdução do sistema antifurto.

 

2015

Pensamos em si, pensamos nos seus filhos, pensamos nos seus netos! foi a assinatura de 2015, ano em que a JB apostou na redução da sua pegada ecológica tendo alterado a iluminação tradicional do edifício, em halogénio e fluorescentes, por iluminação LED e tendo instalado um sistema fotovoltaico de autoconsumo de 15 KVA com uma taxa de autonomia (em % de consumo de energia) de 32%. Numa aposta de divulgação e incremento da sua presença no mercado nacional, em Março a JB marcou presença em dois certames: a Papergift, em Lisboa e a PortugalPrint, no Porto. O ano de 2015 foi ainda marcado pela expansão das áreas de negócio. Foram disponibilizados artigos de Higiene e Copa, e foram comercializados, pela primeira vez na JB, a totalidade dos manuais escolares com a assinatura do Grupo Leya. O IAPMEI voltou a distinguir a JB como PME LÍDER, selo de reputação que detém desde 2007.

 

2016

Para a JB, o ano 2016 foi um ano de inovação e reconhecimento.

A pensar em si, a JB decidiu abrir as portas do Cash&Carry ao 1º sábado de cada mês, no período da tarde, indo assim ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Apostando numa melhoria contínua, foram disponibilizadas novas opções de expedição e recolha das compras realizadas em www.jbnet.pt. Para além do serviço normal de expedição a que os clientes estão habituados, foram criadas duas novas alternativas: envio urgente e levantamento no Cash&Carry. Associado a esta melhoria, e porque todos os clientes JB são 5*****, a JB lançou a campanha Club Vip com término a 31 de julho de 2017, a grande novidade no Regresso às Aulas.

Em 2016, a JB viu também renovado o seu certificado de Gestão da Qualidade pela IPAC, e foi distinguida como Empresa Aplauso, uma agraciação atribuída pelo Millennium BCP, em valorização da visão empreendedora da JB.

Após uma rigorosa avaliação das ações de eficiência energética, relativo ao trabalho desenvolvido e as alterações implementadas em 2015, foi-nos atribuída a 17PME, num grupo restrito de 17 premiados, como um dos melhores Planos de Ação de Eficiência Energética, que visam a promoção interna de boas práticas de eficiência para redução do consumo de energia elétrica.

 

2017

A JB começou o ano com a reestruturação do seu espaço Cash&Carry com uma nova localização da área editorial.

Em fevereiro do corrente ano, a JB, iniciou a criação de sites personalizados para clientes com espaço comercial físico ou não, de forma a poderem apresentar aos seus consumidores uma oferta online de mais de 30 mil artigos.

Após o término do resgate das estrelas relativo à edição de 2016/2017 da campanha de Club Vip, a JB anunciou a 1 de agosto a nova edição com prémios destintos, cujo término será a 23 de dezembro.

Até ao final do ano, novas soluções serão implementadas, não só em termos de POS de saída de caixa, como a criação de uma rede estruturada com nova tecnologia como a melhoria/velocidade de linha de comunicação.

O cuidado na revisão de marcas importantes no setor, é sempre uma preocupação constante da JB, no sentido de inclui-las no nosso portefólio de oferta.

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